h1

Beleza na sombra

December 20, 2010

Foto: Gaio Hungria/Sélavy

Até o dia 6 de fevereiro, acontece no centro cultural Barbican, em Londres, a exposição “Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion”. A exposição apresenta o trabalho de Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo, como ponto de partida para estilistas das gerações posteriores, como Junya Watanabe, Jun Takahashi e Tao Kurihara.

No catálogo da mostra, a curadora Akiko Fukai defende que, a partir dos anos 80, o Japão transformou a visão de moda que o Ocidente tinha, e validou a imperfeição como uma forma do belo (veja o conceito japonês do wabi-sabi ou 侘寂).

“Ao desafiar conceitos ocidentais estabelecidos de beleza, e ao usar a roupa como uma forma de expressão autônoma, eles (Yamamoto, Miyake e Kawakubo) transformaram a moda numa forma de arte”, afirma Fukai, que é diretora do Kyoto Costume Institute.

Para ela, o livro “Elogio da Sombra” (1933), de Junichiro Tanizaki é o texto seminal que embasa os trabalhos pioneiros de Kawakubo e Yamamoto. “A primeira coleção mostrada em Paris por esses estilistas, em 1981, trazia peças assimétricas, desconstruídas que usavam expressivamente uma palheta acromática celebrada pelo livro, que encontra na sombra a essência da estética japonesa”.

Acima e abaixo, fotos “exclusivas”, capturadas pelos espiões deste blog…

Veja também:

O site “Contrahilo” traz algumas páginas escaneadas do catálogo da exibição.

Assista a uma reportagem em vídeo (em inglês) sobre a exposição, com depoimento dos estilistas Christopher Kane, Richard Nicoll, Lulu Guinness e Zandra Rhodes, e da curadora do Barbican, Catherine Ince.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: