h1

Olivia’s Shopping

June 21, 2010

A pessoa mais difícil de se encontrar em Londres é um alfaiate ou costureiro prestativo e moderado que saiba cortar e costurar roupas bem feitas sem levar você à bancarrota.

Em todos os grandes magazines podem ser encontradas roupas bem feitas. A dificuldade é conseguir roupas bem feitas que não custem uma fortuna. Todo ano, o preço médio de um vestido sobe, a cada ano que passa, fica mais difícil passar sem as delicadas maravilhas que os estilistas adoram criar. Há não muito tempo, era possível conseguir um vestido feito na costureira, sob encomenda, por £30. Hoje em dia, no entanto, quando você tenta fazer algo por esse orçamento, é preciso deixar de fora tudo aquilo que faz com que um vestido seja atraente. Uma roupa sem forro é como um bolo sem frutas; no entento, para ficar dentro do orçamento, lá se vai o forro de seda da lista de extras. Outras coisas vão na sequência, até que sobra apenas um fiapo de vestido, sem anatomia adequada. £35 (oh, forasteiro em Londres!) dão para um vestido com forro de seda sob encomenda, £45 dão para um com acabamentos, £75 dão para um com acabamentos feitos a mão, e £100 compram um vestido dos sonhos. £25 é realmente um valor impossível, e, no entanto, há não muito tempo, parecia suficiente.

Trecho traduzido por este blog do livro “Olivia’s Shopping” (autor anônimo, Gunpowder Press), um guia de compras de Londres, publicado em 1906. Vale notar que, 100 anos depois, a libra esterlina vale aproximadamente 80 vezes menos, para cálculo de preços. Assim, £25 correspondem atualmente a cerca de £2.000 (R$ 5.300), valor que, no início do século 20, a narradora do livro considerava insuficiente para se comprar um bom vestido.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: