h1

Pintura corporal

April 8, 2010

Esse é o trabalho da artista americana Alexa Meade, que passa tinta sobre o corpo de pessoas para que elas pareçam pinturas. As cenas são cuidadosamente montadas com objetos também besuntados de tinta e fotografadas, para que tudo pareça uma imagem pintada. As cenas também ficam em exibição ao vivo, em eventos, na galeria.

“Eu pinto retratos diretamente sobre as pessoas que estou representando. Os modelos se transformam em uma corporificação da interpretação artística de sua essência. Quando registradas em filme, os seres vivos, que respiram e estão por baixo da pintura, desaparecem, ofucascados pela máscara de si mesmo”, teoriza a artista. (Leia mais aqui)

Faz-me lembrar o conto “Del Rigor en la Ciencia”, de Borges, que fala sobre um mapa que era tão extenso quanto o próprio território mapeado –citado por Baudrillard em “Simulacros e Simulações” (1981).

Traduzo, livremente, a seguir, o conto que tem apenas um parágrafo:

Do Rigor na Ciência

Naquele Império, a Arte da Cartografia atingiu tal Perfeição que o Mapa de uma única Província ocupava uma Cidade inteira, e o Mapa do Império, uma Província toda. Com o tempo, esses Mapas Desmedidos deixaram de satisfazer, e os Colegiados de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império que tinha o mesmo Tamanho do Império, e coincidia pontualmente com ele. Menos afeitas ao Estudo da Cartografia, as Gerações Seguintes entenderam que esse Mapa dilatado era Inútil e não sem Impiedade o entregaram às Inclemências do Sol e dos Invernos. Nos Desertos do Oeste, perduram despedaçadas Ruínas desse Mapa, habitadas por Animais e por Mendigos; não há no País todo outra Relíquia das Disciplinas Geográficas.

Suárez Miranda: Viajens de Varões prudentes,
livro quarto, cap. XLV, Lérida, 1658.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: