h1

Espaço fechado…

August 15, 2009

A mais recente edição do programa “Espaço Aberto”, da Globonews (reprisado na manhã deste sábado), fez de tudo para enfocar a depressão como se ela fosse uma dor nas costas. Já na abertura do programa, a apresentadora Carla Lopes dizia que a depresão “se transformou em um dos males mais comuns da modernidade, e, segundo a Organização Mundial de Saúde, caminha para ser a segunda causa de incapacidade para o trabalho”. Bem pragmática.

Ana Luiza Camargo, psiquiatra do Hospital Albert Einstein, e Paulo Monzillo, neurologista da Santa Casa de São Paulo, passaram meia hora defendendo a tese de que a depressão é uma síndrome sistêmica, causada por condições físicas, como deficiências hormonais etc. Para Ana Luiza, a função das psicoterapias é ajudar o paciente a “aceitar sua condição” de deprimido. Para além disso, só os remédios.

Por que as mulheres são mais susceptíveis? “Isso é uma questão importante que não está resolvida. A gente sabe que tem uma situação hormonal envolvida. E possivelmente tem também uma questão de todo o arcabouço cerebral, de como funciona o nosso sistema nervoso central. Existem doenças que só acometem homens, doenças que só acometem mulheres”, evadiu a psiquiatra.

“Como prevenir a depressão?”. Sim, houve esta pergunta: “Como prevenir a depressão?”.

“Ser feliz. Existe uma dificuldade, muitas vezes, do ser humano, até por questões culturais e religiosas, de se sentir feliz”, respondeu o neurologista. Então, depressão é uma doença com causas ideológicas… “Quando não der para prevenir, é importante fazer o diagnóstico precoce, e sem preconceito”, encerrou Ana Luiza.

É a psicologia da paz, do amor e da flor: Sem preconceito de ser feliz… Como diria Didi Mocó: “Cuma?!”

3 comments

  1. Nussa! Melhor fechar a porta e colocar uma tranca nesse “Espaço Aberto”.


  2. quer dizer que, pra prevenir a depressão, é só ficar feliz? gente, que prático…como ninguém pensou nisso antes?


    • justamente. são uns gênios…



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: