h1

Back home

June 2, 2009

burberry
A tradicional marca inglesa Burberry Prorsum anunciou que já na próxima temporada (setembro) deixará a semana de moda de Milão para desfilar em Londres, na London Fashion Week, que completa 25 anos de existência.

A mudança deve atrair interesse pela semana de moda inglesa, que é considerada um celeiro de novos talentos, mas carece de grandes nomes. Estilistas famosos baseados na Inglaterra, como Hussein Chalaian e Alexander McQueen, não desfilam lá suas coleções, enquanto outros, como Vivienne Westwood e Paul Smith, mostram apenas sua segunda linha. E, nos últimos anos, mesmo estilistas novos, como Gareth Pugh e Matthew Williamson (que na próxima edição também retorna a Londres), deixaram de mostrar suas coleções em Londres.

A Burberry é uma das mais tradicionais marcas inglesas, fundada em 1856. Sua padronagem xadrez (em beige, vermelho, branco e preto) é uma das mais marcantes e copiadas no mundo da moda. Durante os anos 70 e 80, a marca tornou-se popular entre jogadores de futebol e passou a ser associado aos hooligans. Surgiu a expressão “burberry crime” para designar violência em estádios e embate de torcidas. Desde o final dos anos 90, a empresa tem-se dedicado a um trabalho de marketing intensivo que conseguiu resgatar sua imagem como uma marca de luxo.

O advérbio latino “prorsum” quer dizer “adiante” e é usada como uma palavra de encorajamento de time, equipe ou exército. A palavra apareceu pela primeira vez nas etiquetas e logo da marca em 1901. Antes, os produtos eram chamados Burberry of London.

Na última semana, no dia 28 de maio, a prefeitura de Nova York declarou o “Dia Burberry”, em homenagem à empresa inglesa por seus investimentos na cidade.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: