h1

O Jesus Luz da Marlene Dietrich

April 6, 2009

A Rádio Sélavy faz uma edição especial, com a participação do jornalista e videomaker Duda Leite, que apresenta uma entrevista por telefone com o compositor americano Burt Bacharach, 80, que toca no Brasil a partir do próximo sábado, dia 11. (Clique aqui para ouvir o programa)

Esta é a quarta vez que Bacharach se apresenta no país. A primeira foi em 1959, quando o músico esteve no Rio de Janeiro, acompanhando Marlene Dietrich em seus shows no Golden Room do Copacabana Palace, como diretor musical de sua orquestra. Na época, Bacharach namorava a atriz, 30 anos mais velha do que ele.

Na entrevista, o compositor, autor de sucessos como “The Look of Love” e “Walk On By”, se diz fã de música brasileira, especialmente de Ivan Lins, Milton Nascimento e Djavan, e fala do disco que está preparando com o produtor Bernard Butler, ex-guitarrista do Suede, com participação de Duffy, Adele e Kings of Leon, entre outros.

Leia abaixo a transcrição da entrevista.

Duda Leite – A primeira vez que você veio ao Brasil, em 59, foi como diretor musical de Marlene Dietrich. Como era trabalhar com ela?
Burt Bacharach – Eu me diverti muito. Musicalmente, o trabalho com a Marlene não era lá grande coisa, mas com ele eu conheci o mundo todo. Brasil, Argentina, Chile, Rússia, Israel, Alemanha… De uma maneira que eu nunca seria capaz de conhecer apenas como turista. Musicalmente, eu tentei fazer o melhor que dava.

DL – Nos anos 60, você compôs uma canção que dizia que o mundo precisava de amor (“What the World Needs Now”). De que você acha que o mundo precisa hoje?
BB – De amor, claro. Não é tudo de que precisamos, mas isso é importante. Era importante na época em que escrevemos essa canção e é muito mais importante hoje.

DL – Você é fã de música brasileira. Quais os seus artistas favoritos?
BB – Eu sou um grande fã de música brasileira. É algo que dá para se perceber em minhas composições. Sempre gostei muito de Ivan Lins, Milton Nascimento e Djavan.

DL – Como serão seus shows no Brasil?
BB – Vou misturar músicas que as pessoas conhecem com coisas novas. Vou tentar dar um panorama geral de minha carreira com tudo o que for possível tocar, sem deixar a platéia muito cansada…

DL – Recentemente você andou gravando músicas novas com o Elvis Costello. Vocês pretendem lançar outro disco juntos?
BB – A gente quer trabalhar juntos de novo, no futuro, só não sei quando. Gosto tanto do disco que fizemos juntos, “Painted from Memory” (1998)… Eu sei que tem gente que não gosta desse disco, mas pra mim ele é muito bom.

DL – Você está fazendo um disco com novos artistas. Como ele será?
BB – É um trabalho coproduzido por Bernard Butler (ex-guitarrista do Suede), que é um ótimo produtor. Ele é inglês e ganhou um Brit Award este ano, como melhor produtor (por gravações com Duffy, Sharleen Spiteri, Black Kids e Tricky). Estamos trabalhando com canções que já foram gravadas antes, e que estamos refazendo, de uma jeito diferente, com artistas jovens, como Adele, Duffy… Com sorte, contaremos também com os Kings of Leon… E deve ter também composições novas, o que é uma exigência minha.

*****

BURT BACHARACH NO BRASIL
11/04, em Curitiba, no Teatro Positivo
13/04, em Porto Alegre, Teatro do Sesi
15 e 16/04, em São Paulo, no HSBC Brasil
18/04, no Rio de Janeiro, no Vivo Rio

*****

Seleção do programa:
“Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense), com Marlene Dietrich
“What the World Needs Now” (Bacharach/David), com Jackie DeShannon
“This Girl’s in Love with You” (Bacharach/David), com Petula Clark
“The Look of Love” (Bacharach/David), com Dusty Springsfield
“Walk on By” (Bacharach/David), com Isaac Hayes
“God Give me Strengh” (Bacharach/Costello), com Elvis Costello
“Do You Know the Way to San Jose” (Bacharach/David), com Dionne Warwick
“Casino Royale” (Bacharach), com Herp Albert [Abertura do programa e fundo]

*****

(Duda Leite entrevistou Burt Bacharach para a edição de abril da revista da TAM. Os excertos acima e o áudio da entrevista foram publicados neste blog com a amável autorização dos editores.)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: