h1

Piada de português

March 22, 2009

brunoaleixo

Esse aí em cima é o Bruno Aleixo, personagem da série humorística de animação “Programa do Aleixo“, exibido pelo canal de TV a cabo português Sic Radical. A primeira temporada do programa foi ao ar de novembro de 2008 até o começo deste ano e, com seu sofisticado humor non-sense e animações à la Monty Python, virou febre no YouTube, onde se podem assistir a todos os episódios estrelados por Aleixo, além de suas derivações, como “Bruno Aleixo na Escola” e “Bruno Aleixo no Médico”, e aos drops para Internet “Os Conselhos Que Vos Deixo”, que deram origem à série da TV (clique aqui para lista de links).

Natural de Coimbra, Aleixo é um ewok de 51 anos que fez plástica para ficar com cara de cachorro. Apesar de o personagem não admitir (“só pintei o cabelo”, ele garante) seu assistente de palco, o Busto (um busto falante de Napoleão), insinua que ele teria mudado de fisionomia ou bem para fugir de um processo da Lucas Films (criadora do personagem ewok na série “Guerra nas Estrelas”) ou para “consertar” um queixo duplo.

O programa, que dura cerca de meia hora, é dividido em diversos quadros, entre eles “Opinião Civil”, que conta com a participação fictícia de telespectadores; “Mito Urbano-Rural”, em que a dupla de apresentadores “explica” crendices populares; “Revista de Imprensa”, em que notícias de jornal são comentadas, e um quadro de entrevistas. Bruno e Busto encerram os programas ao piano, interpretando um sucesso da música internacional (destaque para “Scatman“, “Chorando Se Foi” e “The Time of My Life”).

Durante os sete episódios da primeira temporada, aparecem ainda outros personagens, como o dr. Ribeiro (um médico invisível), o porteiro Nelson, o primo do Busto (um busto de Beethoven) e o homem do Bussaco, entre outros.

A série foi idealizada e desenvolvida pelas produtoras portuguesas Gana (Guionistas e Argumentistas Não-Alinhados) e Cena (Canal de Entretenimento Não-Alinhado). O núcleo de criação do programa é formado pelo ator e roteirista João Moreira, 29, o ator e roteirista Pedro Santo, 29, e o designer gráfico e animador João Pombeiro, 30.

O Canal Sic Radical faz parte da rede Sic de televisão, primeira emissora privada de Portugal, que entrou em operação em 1992 e já teve como acionista a Rede Globo. A Sic tem hoje uma série de canais abertos e a cabo que transmitem programas produzidos em Portugal e importados. Atualmente, tem em sua programação a novela “Caminho das Índias”.

Abaixo, Bruno Aleixo, na escola, fala sobre o que quer ser quando crescer:

E, por falar em humor português, outros programas que valem a pena ver no YouTube são os sketchs do grupo “Gato Fedorento”, com o “primo Zé Carlos”, e “Carlinhos, o machista gay”, do programa “Tudo Abaixo”. Seguem os links:

ntei

One comment

  1. Bom post! Aconselho tambem ‘A Luta continua’ dos mesmos caras do ‘Carlinhos’… algumas programas sao hilariantes



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: