h1

Summum jus, summa injuria*

March 7, 2009

Em tempos em que já não podem mais queimar pessoas, restou à Igreja Católica e seus representantes terrenos penalizarem seus fiéis com a excomunhão. Já aplicaram essa que consideram uma de suas mais severas punições a Fidel Castro, Napoleão, Perón e a Sinead O’Connor, entre outros. Alguns foram só ameaçados, como Madonna (por, durante um show, se pendurar numa cruz com espelhinhos colados, tipo globo de boate). A pena, conceitual, há de coibir só os muito tementes: O proscrito deixa de ter direito, por exemplo, de se casar no religioso e de receber a comunhão. Agora, o arcebispo José Cardoso Sobrinho, de Olinda e Recife, excomungou a mãe que autorizou e a equipe médica que fez o aborto na menina de nove anos que havia sido estuprada pelo padrasto e estava grávida de gêmeos. Para o arcebispo e para o estatuto da religião que ele representa, sua atitude é um “remédio espiritual”. Além disso, diz dom José, o aborto é um crime pior do que o estupro “pois tira a vida de uma pessoa inocente”. Diante de tanta asneira, diria o rei da Espanha, ¿Por qué no te callas?

* A locução latina do título é uma máxima do direito romano, proferida por Cícero, e diz respeito aos casos em que a leitura muito rigorosa de uma lei resulta em uma injustiça. A respeito disso, leia a opinião de padres italianos que condenaram a excomunhão, em reportagem da agência ANSA.

One comment

  1. Perdoa Senhor!! Ele não sabe o que fala.

    Quer dizer que você é a favor do aborto?

    Que bom seria então que no dia do seu nascimento o aborto fosse liberado e sua mãe optasse por não tê-lo. Afinal de contas, isso é liberdade de escolha não é?

    E com isso ficariamos livres de comentários tão vazios e mal fundamentados.

    Conheça a Verdade e Ela vos libertará!



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: