h1

Altermoderno

February 13, 2009

“Altermodern” é um termo cunhado pelo crítico de arte francês Nicolas Bourriaud, 43, para designar aquilo que veio depois da pós-modernidade, ou seja, aquilo que se produz na arte hoje. A palavra foi usada como título da trienal de arte contemporânea da Tate Britain, em Londres, que reúne 28 artistas do mundo todo e fica em cartaz até o dia 26 de abril. Segundo, Bourriaud, que curou a mostra, a “altermodernidade” é a “modernidade específica” do século 21, e que ainda está em formação. “O pós-modernismo significou tudo aquilo que veio depois do modernismo. É um termo que tem a ver com uma linearidade histórica. Hoje vivemos num emaranhado, e precisamos extrair significados desse emaranhado, e esta é a grande questão da ‘altermodernidade’, ou seja, qual é esta modernidade que estamos criando”, explica o curador em entrevista no site da Tate. Bourriaud desenvolve sua tese a partir de quatro conceitos: o próprio termo “altermoderno”, “exílio”, “viagem” e “fronteira”.  “O modernismo, no início do século 20, foi um movimento em sua maior parte baseado no pensamento ocidental. A nova modernidade que está por vir será globalizada desde seu fundamento”, acredita Bourriaud. Para o crítico de arte, o que marca essa nova geração de artistas é a maneira como se lida com o tempo. “Numa era em que o ‘Google Earth’ mapeou o mundo todo, já não há mais nenhuma ‘terra incognita’, então a história virou um território, e o próximo continente a ser conquistado é o tempo. Assim, houve o surgimento de artistas que tentam explorar o tempo como se ele fosse uma floresta ou um deserto”, conclui. Leia aqui o manifesto altermodernista.

altermodern

5 comments

  1. altermodernidade é um anagrama de latermodernidade, e, como se isso não bastasse, esse gambá da foto veio do meu sítio de ibiúna e eu não sei o que este inglesinho da adidas está fazendo com a pele do meu gambá na cabeça, mas não gostei nada nada dessas liberdades. o gambá é meu, ninguém tasca! não quero saber de nada, quero meu gambá em pé!


  2. é curioso notar que, no cartaz da mostra, a marca adidas esteja tanto em evidência. NÃO?


  3. onde compra cabelo gambá?
    é curioso notar que a altermodernidade se parece muito com a pós-modernidade. jaqueta adidas vinteige com gambá é super pós.


  4. ,


  5. …but the first world is still in command, giving
    names to movements and saying what’s art and what’s not new in art.
    Paulo Azeredo Rio de Janeiro Brasil



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: