h1

Arte contemporânea

January 31, 2009

Vi lá no blog do Bruno Moreschi que apesar do volume mais recente do “Art Now” da editora Taschen ainda não ter chegado às livrarias daqui já há uma versão online no site da editora. O prefácio do catálogo que reúne 133 nomes anuncia que o livro não pretende ser um apanhado dos “melhores” artistas da atualidade, mas o dos mais “relevantes”. Um dos editores do catálogo, Hans Werner Holzwarth, aponta como características marcantes da arte produzida hoje o ressurgimento de uma pintura abstrata experimental, a polivalência dos artistas no uso de diferentes mídias e a coexistência nos trabalhos de modelos emprestados da cultura popular e da história da arte. Entre os artistas que aparecem no catálogo, estão os brasileiros Marepe, Beatriz Milhazes e Ernesto Neto. Abaixo, alguns dos favoritos deste blog. As aspas são reproduzidas do “Art Now”.

Isa Genzken

Isa Genzken
“Não estou interessada em readymades. O significado está na combinação de coisas. E em tempos como os de hoje, é importante o uso de materiais baratos.”

ackermann1Franz Ackermann
“O sentimento de ser estrangeiro (foreignness), no sentido de aventura e exotismo, não existe mais”

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
“A gente tenta mover os limites para mais além e então percebe com que facilidade o mundo das artes consegue absorver qualquer golpe. Tudo bem. Faz parte do jogo.”

Daniel Guzmán
“Eu cresci no centro da cidade do México, num bairro proletário tradicional. Eu cresci vendo quadrinhos, quadrinhos mexicanos, jornais, revistas de esporte. Eu não fui à escola de arte e depois descobri a cultura popular; ela já estava toda à minha volta.” (Guzmán na Bienal de Berlim)

Friedman

Tom Friedman
“O que dá unidade ao que faço é que eu tomo algo
que é absolutamente claro para mim e percebo que,
quanto mais eu me aproximo, menos claro se torna.”

altmejdDavid Altmejd
“Os personagens em meu trabalho não estão apodrecendo, estão se cristalizando. Isso faz com que a narrativa das peças se mova para a vida, não para a morte.”

Marlene Dumas

Marlene Dumas
“Meus melhores trabalhos são demonstrações eróticas de confusão mental (com intrusões de informação irrelevante).”

tillmansWolfgang Tillmans
“Embora eu saiba que a câmera mente, eu ainda me apego à noção de uma verdade fotográfica.”

Hirschhorn

Thomas Hirschhorn
“Eu uso a arte c omo uma ferramenta por meio da qual eu entro em contato com o mundo, por meio da qual eu me confronto com a realidade e por meio da qual eu consigo lidar com o tempo no qual a gente vive.”

santaPaul McCarthy
“Eu uso o humor para facilitar a reflexão sobre o horrendo.”

sherman

Cindy Sherman
“Eu não pretendia fazer ‘high art’. Eu não tinha o menor interesse em usar a pintura. Eu queria achar algo com que qualquer pessoa pudesse se relacionar sem conhecer nada sobre arte contemporânea.”

almondDarren Almond
“Eu tenho o maior interesse no transporte como um meio pelo qual se pode entender a cultura e a memória. Sistemas de fluxo e organização, como o tempo e o transporte, são meios de organização que dão forma à nossa memória e história.”

Cecily Brown "Eu não imagino a arte do passado como algo distante. Eu adoro a liberdade de ter todos esses artistas lado a lado na cabeça; você pode uma hora pensar no Jeff Koons e logo em seguida pensar em Giotto."

Cecily Brown
“Eu não imagino a arte do passado como algo distante. Eu adoro a liberdade de ter todos esses artistas lado a lado na cabeça; você pode uma hora pensar no Jeff Koons e logo em seguida pensar em Giotto.”

5 comments

  1. que chic! adorei a ediçao! saudades meu caro


  2. gostei de conhecer Marlene Dumas, vou me aprofundar na obra… adoro “intrusão de informações irrevelevantes” afinal, a mente há que se refugiar em algum lugar.


  3. adorei a cindy sherman de eliana tranchesi.


  4. Adorei querido :)


  5. baixou o fábio cypriano?
    :)



Leave a Reply

