h1

Planeta vintage

August 22, 2008

“Planeta vintage”. É assim que o suplemento de moda do “Herald Tribune” (editado por Suzy Menkes) se refere a Tóquio. A cidade conta hoje com mais de 400 brechós para alimentar uma febre que começou após a guerra –quando os jovens japoneses queriam emular o modo de vestir dos jovens americanos– e se intensificou a partir de meados dos anos 60, após a olimpíada de Tóquio.

Naquela época, as peças procuradas pelos japoneses eram calças jeans Levi’s e camisas de flanela. Hoje, os brechós japoneses são os mais seletos e variados do mundo, e se transformaram num negócio sério. Um dos mais antigos, o “Chicago”, tem hoje cinco pontos de venda no Japão e um depósito nos Estados Unidos.

Derivada da febre vintage, o “Herlad Tribune” constata também o surgimento de lojas e estilistas que fazem o que é chamado de “vintage remake”, ou seja, a reforma de peças antigas em roupas novas. Isso é o que faz, por exemplo, a loja Taos, que trabalha em colaboração com brechós que lhe fornecem a “matéria prima”.

A reportagem cita ainda o estilista Michiko Suzuki (“Y’s Red Label” da Yamamoto), que recentemente apresentou uma coleção toda feita a partir de jaquetas militares vintage desmontadas e reconstruídas em outras peças. Para o estilista japonês, “refazer coisas e dar uma nova vida àquilo que não se usava mais é uma forma de consumo alternativa que combina com o tempo em que vivemos”.

*****

No Brasil, uma loja pioneira no “vintage remake” foi a “FoRA de MoDA”, de Paula Matoli e Marcos Morcerf, que funcionou de 88 até meados dos anos 90 em São Paulo.

4 comments

  1. tinha o antonio salomão também.
    e a costanza adorava!


  2. e a mari rocha ia muito lá. sabe por quê? vários motivos, mas o principal é que ela sempre foi fina!


  3. antonio salomão entrou na sociedade depois que a paula mattoli saiu, e a loja não fazia mais “vintage remake”.


  4. nossa, quanta info de moda! parabéns e continuem finos, que eu adoro! bjss



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: