h1

i-Deus criou… as francesas

August 20, 2008
Clémentine Beaugrand

Clémentine Beaugrand (Divulgação)

A edição de setembro da revista inglesa “i-D”, que chegou às bancas esta semana, traz uma série de perfis sobre as novas “divas” francesas do cinema, da moda e da música, todas na faixa dos 20 anos. Das atrizes, a revista destaca Clémentine Beaugrand como “a cara” do cinema independente francês. Ela estreou nas telas este ano com “Le Premier Venu”, de Jacques Doillon. A revista diz que a atriz tem uma maneira espontânea de atuar e uma beleza “tomboyish” (algo como “de sapatinha”).

Outro destaque da reportegem é Roxane Mesquida, descoberta aos 13 anos pelo diretor Manuel Pradal, enquanto passeava com a mãe, pelas ruas de Paris. Hoje aos 26 a atriz pode ser vista em seu terceiro longa “A Última Amante” (“Une Vielle Maîtresse”), drama de época em que contracena com Asia Argento.

Acostumada ao universo jet-set francês, Lou Doillon, filha da cantora inglesa Jane Birkin e do diretor Jacques Doillon (citado ali em cima), é a mais “multimídia” do grupo. Atriz, dublê de cantora, estilista e modelo-musa de Givenchy, a moça acaba de assinar uma coleção de jeans para a tradicional marca inglesa Lee Cooper. Lou ganhou ainda este mês um perfil no suplemento feminino especial do jornal inglês “Guardian”.

Prestes a iniciar sua primeira turnê pela França, Victoria Tibblin aparece em meio ao redemoínho de “fúria, suavidade, poesia, pena, submissão e força” de seu pop-rock pesado e intricado, que fala de abandono e operações plásticas, em faixas como “Tue Moi” (“me mata”), “Don’t Leave” (“não vá embora”) ou “Make me Pretty” (“me faz ficar bonita”). O timbre de sua voz incomum tem traços de Brigitte Fontaine, Catherine Ringer (Les Rita Mitsouko) e Suzi Quatro. O Myspace da banda traz seis faixas.

Dorothée Pierson (Reprodução)

Dorothée Pierson (Reprodução)

A DJ Dorothée Pierson é resumida pela revista ao trinômio da sensualidade: “pernão, franjão e cajal”. Seus sets apelam para o indie, com influência do rock dos anos 60, garage e psicodélico. Sua faixa de assinatura é “Roller Girl”, que Serge Gainsbourg compôs para a atriz Anna Karina, ambos na galeria de ícones de Dorothée, que inclui ainda Artaud, Arthur Miller, Godard, Roger Vadim e Russ Meyer. Haja ecletismo.

Surgida na onda do tecktonik, a febre parisiense de dança (e festas) ao som de hip hop e tecno, Lili Azian é dançarina e coreógrafa de origem chinesa nascida nos subúrbios da capital francesa. Junto com o grupo Generation Mondotek, ela viaja pela França fazendo apresentações do estilo que mistura principalmente break e vogue. O YouTube está infestado de vídeos de tecktonik, e um dos mais bacanas é “À Cause des Garçons“, de Yelle, uma das maiores musas dos tecktonistas. Lili, que pode ser vista em centenas de vídeos na web, em apresentações e dando aulas, diz que ela e seus amigos detestam o nome “tecktonik”, que cosideram muito comercial. Eles preferem “elecktro dancing”.

Elas já estão no guarda-roupe das atrizes Uma Thurman e Evan Rachel Wood, e há um ano abriram uma loja no bairro badalado de Saint-Germain-des-Prés, em Paris. Com criações da dupla Delphine Delafon e Alix Petit, a marca Heimstone é a aposta da “i-D” para a moda jovem francesa. As paças-chaves são as túnicas combinadas com calças skinny de couro e os minivestidos. A revista define o estilo como osclinate entre a feminilidade e a excentricidade “tomboyish” (para usar essa palavra novamente).

4 comments

  1. finas!
    saudade de você.
    bjs


  2. tomboyish = de sapatinha, hahaha.
    bjs meu amor e sdds!


  3. e não é? hahahaha!


  4. Clémentine Beaugrand on http://www.esperluette.biz



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: