h1

Chifres para quem precisa…

July 28, 2008

Desde a mais remota antigüidade, os chifres de veado aparecem associados à figura de feiticeiros e homens poderosos. Uma das primeiras imagens conhecidas a representar um ser humano de posse de adereços feitos com eles data de 13 mil anos antes de Cristo, e se acredita que represente um xamã. Na Grécia antiga, o cervo era companhia constante da deusa da caça, Artemis. No induísmo, o veado é associado à deusa do conhecimento, Saraswati. E no xintoísmo, o veado é considerado um mensageiro dos deuses.

Símbolo de virilidade (só os animais machos têm chifres), as galhadas de veado passaram a ser colecionadas como troféus de caça e se tornaram sinônimo de status na Europa, pela elegância do animal e pela dificuldade de sua captura.

Inspirado pelas “Metamorfoses” de Ovídio, o pesquisador de história da arte Clemente Hungria começou há cerca de sete anos uma coleção de chifres. Nesse livro, o caçador tebano Acteon surpreende a deusa Artemis nua, enquanto essa se banhava num rio, acompanhada das ninfas. Indignada, Artemis atirou água em Acteon, transformando-o em um veado, que acabou acuado e morto por seus próprios cães. “É uma das passagens mais intensas do livro”, diz Clemente.

Apesar de a caça a veados estar proibida hoje na Inglaterra, onde mora, o colecionador explica que as coleções de chifre são legais. “Afinal”, ele conta, “nem todos os chifres são de animais abatidos”. Os animais trocam suas galhadas uma vez por ano, e os chifres derrubados (e encontrados) também entram para as coleções.

Na foto acima, detalhe de chifres de gamo, da coleção de Clemente. Clique aqui para ver mais fotos da coleção.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: