h1

Chifres para quem precisa…

July 28, 2008

Desde a mais remota antigüidade, os chifres de veado aparecem associados à figura de feiticeiros e homens poderosos. Uma das primeiras imagens conhecidas a representar um ser humano de posse de adereços feitos com eles data de 13 mil anos antes de Cristo, e se acredita que represente um xamã. Na Grécia antiga, o cervo era companhia constante da deusa da caça, Artemis. No induísmo, o veado é associado à deusa do conhecimento, Saraswati. E no xintoísmo, o veado é considerado um mensageiro dos deuses.

Símbolo de virilidade (só os animais machos têm chifres), as galhadas de veado passaram a ser colecionadas como troféus de caça e se tornaram sinônimo de status na Europa, pela elegância do animal e pela dificuldade de sua captura.

Inspirado pelas “Metamorfoses” de Ovídio, o pesquisador de história da arte Clemente Hungria começou há cerca de sete anos uma coleção de chifres. Nesse livro, o caçador tebano Acteon surpreende a deusa Artemis nua, enquanto essa se banhava num rio, acompanhada das ninfas. Indignada, Artemis atirou água em Acteon, transformando-o em um veado, que acabou acuado e morto por seus próprios cães. “É uma das passagens mais intensas do livro”, diz Clemente.

Apesar de a caça a veados estar proibida hoje na Inglaterra, onde mora, o colecionador explica que as coleções de chifre são legais. “Afinal”, ele conta, “nem todos os chifres são de animais abatidos”. Os animais trocam suas galhadas uma vez por ano, e os chifres derrubados (e encontrados) também entram para as coleções.

Na foto acima, detalhe de chifres de gamo, da coleção de Clemente. Clique aqui para ver mais fotos da coleção.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: