h1

Mato há de crescer sobre vossas cidades

June 30, 2008

Lilith am Roten Meer

“Lilith am Roten Meer” (“Lilith no Mar Vermelho”), obra de Alselm Kiefer no acerva da Hamburger Bahnhof, em Berlim, galeria dedicada à arte contemperânea. A instituição, que funciona nas instalações reformadas de uma antiga estação ferroviária desativada, tem em seu acervo nomes seminais da arte produzida a partir da segunda metade de século 20, como Joseph Beuys, Andy Warhol, Jean Tinguely, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein e outros.

A obra acima está instalada no hall central da galeria. Uma legenda do artista explica o tema: “Destroços são o futuro. Porque tudo o que é, passa. Há um capítulo maravilhoso em ‘Isaías’ que diz: ‘o mato crescerá sobre vossas cidades’. Essa passagem sempre me fascinou. Essa poesia. O fato de que você enxerga as duas coisas ao mesmo tempo. Isaías vê a cidade e as diferentes camadas por cima dela. O mato e uma nova cidade, o mato e outra cidade, de novo.”

Abaixo, detalhe de “Eu sou Thyrsis, do Etna, abençoado com uma voz melodiosa”, obra do americano Cy Twombly.

A Hamburger Bahnhof fica na Invalidenstrasse, números 50 e 51. Além de exibir seu acervo, a galeria apresenta exposições. Até agosto, estão em cartaz uma retrospectiva do fotógrafo Wolfgang Tillmans e uma exibição de Anna e Bernhard Blume. A partir de setembro, o museu receberá uma grande retrospectiva solo da artista conceitual turca Ayse Erkmen.

5 comments

  1. Minha querida Sélavy,

    Que bom que a vida te levou para passear pelo mundo, fiquei orgulhosa quando soube que você tinha jogado o cabelão pra trás e se lançado pra Berlim.
    Muitos beijos saudosos da sua eterna fã
    Princesa Isabel, aquela do Graham Bell


  2. acabei de conhecer o blog, gostei muito. casualmente, estive em berlin mês passado. visitei o hamburger bahnhof, que é sensacional. o que era aquela exposição do wolfgang tillmans? maravilhosa.

    minha dúvida é se a imagem desse segundo trabalho não é do Cy Twombly. tenho quase certeza de que é, mas posso estar enganado.

    abraços
    guilherme


  3. Obrigado, Guilherme,
    Você está absolutamente correto.
    O quadro em questão é do Cy Twombly.
    A informação já está devidamente corrigida no texto acima.


  4. Haha am I really the first comment to this amazing writing?



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: