h1

Sangue em suas mãos!

May 28, 2008

Cerca de dez integrantes do grupo Berlin-Vegan fizeram no final da tarde de segunda-feira (26), no centro comercial da capital alemã, na Friedrichstrasse, um protesto contra o comércio de peles.

“Sangue em suas mãos!”, gritavam os manifestantes empunhando faixas e cartazes que chamavam comerciantes e consumidores de peles de “negociantes da morte” e pediam o fim da venda de peles pela loja Escada.


Não, esta não é Lady Macbeth, que dizia que “nem toda a água do mundo” poderia lavar o sangue em suas mãos… É Stephanie Goldbach, líder do Berlin-Vegan

Seguindo orientação da polícia, os manifestantes faziam o protesto em frente a porta da Escada, mas do outro lado da calçada. “Fomos proibidos de nos aproximarmos mais de 20 metros da loja e também não podemos usar alto-falantes”, explicou a organizadora do ato, Stephanie Goldbach. “Protestamos durante três horas”, contou a manifestante já rouca. “Não é nada bom para a voz, mas na quinta (29) estaremos aqui, de novo, para protestar contra esta prática da era das cavernas”.

Goldbach conta que a estratégia de fazer manifestações contra uma marca determinada tem se comprovado mais eficaz do que manifestações genéricas contra o uso de pele. “Não temos nada contra a empresa Escada, só queremos que eles parem de vender peles, e, nos últimos anos, tivemos sucesso com manifestações como esta, contra lojas grandes da Alemanha, como a H&M, C&A, e Galeria Kaufhof”.

O grupo Berlin-Vegan tem protestado em frente a loja da Escada duas vezes por semana, desde outubro de 2007, e manifestações como esta, contra a venda de peles em lojas da Escada e por suas subsidiárias, têm acontecido em outros lugares do mundo, como Nova York, Tel Aviv e Dublim. Os protestos foram convocados pela Global Network Against the Fur Industry e pela Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (RSPCA, na sigla em inglês).

  • Esta reportagem também foi publicada no UOL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: